IPLatam - Logo Header

IPLatam

IPLatam - Logo Header

Marca vale dinheiro até para empresas falidas

Nos anos 80, toda criança do mundo queria ter um videogame Atari. Até o fim da década de 90, a Kodak era dona de 80% do mercado de máquinas fotográficas e de 90% das vendas dos filmes usados nas câmeras. E já nos anos 2000, quando os celulares vieram com tudo, qual executivo de sucesso não teve um BlackBerry? As três empresas ainda existem, mas com um poderio infinitamente menor. Elas não souberam acompanhar as mudanças tecnológicas e foram superadas pelos concorrentes. De gigantes, viraram anãs corporativas. Mas você ainda lembra dos seus nomes. É por isso que marca vale dinheiro!

Existe uma lembrança afetiva que faria muitos de nós correrem para as lojas se um novo produto, adaptado aos tempos atuais, se chamasse Atari, Kodak ou Blackberry. O que aconteceria se uma corporação milionária comprasse a marca Kodak para lançar um smartphone com uma nova câmera fotográfica, cheia de recursos ainda inexplorados? O produto teria uma enorme mídia espontânea, ou seja, exposição gratuita na imprensa, em reportagens mostrando o renascimento da marca. E consumidores fariam fila para conhecer – e comprar – a novidade.

Isso não é incomum. Uma empresa pode perder tudo – equipamentos, instalações, estoque – e, ainda assim, fazer dinheiro com sua marca. Já contamos aqui no Blog, neste outro artigo, o caso do Mappin, cujo nome foi vendido num leilão por R$ 5 milhões. O comprador foi a Marabraz, que relançará a marca como um e-commerce em 2020.

A marca vale dinheiro para empresas pequenas?

Sim, a marca vale dinheiro sempre. Um pequeno comércio do bairro pode estar em dificuldades financeiras, cheio de dívidas, mas ser popular, ter um nome forte, que atravessou décadas e é conhecido por duas ou três gerações de clientes.  Essa marca vale dinheiro porque pode ser vendida isoladamente, sem a infraestrutura. Marca é um ativo financeiro igual a móveis e utensílios, aparelhos industriais ou veículos.

Marca vale dinheiro: a Pizzaria Cavalieri!

Este é um exemplo fictício, mas que demonstrará como a marca vale dinheiro e porque você deve clicar aqui e agendar uma reunião com a Iplatam para registrar a sua!

A Pizzaria Cavalieri foi fundada em 1952 no Bixiga, bairro italiano de São Paulo, e se transformou num enorme sucesso. Famílias saíam de todas as regiões da cidade para experimentar suas pizzas com massa fininha, crocante, muito recheio e um tempero secreto que despertava o paladar dos clientes famintos. Foram quatro décadas de muito lucro, porém, no fim dos anos 90, o restaurante começou a perder fôlego. Não soube se renovar, modernizar o mobiliário, acrescentar novidades ao cardápio. O público diminuiu e a casa começou a se equilibrar para sobreviver. Foi assim até fechar definitivamente, em 2006.

Mas muita gente ainda lembra da Pizzaria Cavalieri. Avôs contam aos netos como a pizza era deliciosa. “Não se encontra mais uma margherita como aquela”, relembram, salivando. Em todas as listas de melhores pizzarias, a Cavalieri é citada como uma pioneira que deixou saudades. Atuais pizzaiolos contam que a Cavalieri foi uma inspiração, e que foi entre uma garfada e outra, quando crianças, que decidiram trabalhar no ramo da gastronomia.

Esta marca vale dinheiro ou não vale?

Claro que sim. O prédio do restaurante não existe mais, virou um estacionamento. Talheres, pratos, móveis, fornos… tudo se perdeu no tempo. Mas um empresário que está planejando montar uma pizzaria grande, imponente, num bairro nobre, e quer atrair atenção, pagaria dezenas de milhares de reais para usar a marca “Pizzaria Cavalieri”.

A marca é a sua poupança!

Você já sabe que precisa registrar sua marca para não ser roubado, para não perder o direito de utilizá-la. Mas também deve entender que a marca é como uma poupança, é um investimento. Se tudo der errado, ela pode ser repassada com lucro.

Agora que você já descobriu que marca vale dinheiro, clique aqui para registrar a sua! A Iplatam cuida de toda a burocracia e protege os seus direitos – e o seu bolso!

Categorias

Fale com quem

entende de

propriedade

intelectual!

Open chat