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Marcas

Pesquisa e registro de marcas

Aspas

Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relações que, em conjunto, respondem pela decisão de um consumidor a escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.

Fecha aspas

SETH GODIN, FUNDADOR DA YOYODYNE, PIONEIRA DO MARKETING DIGITAL,HOJE PERTENCENTE AO YAHOO!

linha verde Marcas

Marca é um nome ou imagem que identifica e diferencia um produto ou serviço. Ela estabelece conexão com os clientes e aumenta a percepção de valor de produtos e serviços.
Ao olhar para sua marca, o consumidor enxerga confiança, procedência, qualidade, segurança, preço, originalidade e outras qualidades. Sentimentos que vêm à tona quando ele está pronto para fazer a compra.
O Registro de marca está ligado com o nome ou imagem que identifica e diferencia um produto e serviço.
Sem o registro de marca, sua empresa pode perder toda essa vantagem competitiva em um minuto. Basta um concorrente depositar primeiramente a marca perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Quem chega antes tem prioridade na obtenção da exclusividade desta expressão em todo o território nacional. É como no futebol: o segundo é o primeiro entre os últimos!
Com o depósito da marca junto ao INPI, podemos dizer que você entrou na fila para conseguir o registro desta expressão.
Agora, você é o primeiro da fila, na frente de qualquer concorrente que tenha interesse nesta mesma marca. Você passa a ter uma expectativa de direito na obtenção do registro de sua marca. O direito, propriamente dito, virá com o deferimento e a posterior concessão do registro.

Ícone - Marcas

As marcas nasceram no Egito Antigo, para identificar o proprietário do gado

Ícone - Roma

Roma teve os primeiros produtos manufaturados identificados por marcas

Ícone - Firmalampem

Firmalampem foi a 1ª marca popular. Era uma lamparina produzida no século II

Ícone - Bass

Bass, cervejaria britânica fundada em 1777, alega ser a 1ª marca oficialmente registrada no mundo

linha verde O que você precisa saber

Qual é o custo de registrar uma marca?

O custo para se ter uma marca registrada é inferior ao de criar um logotipo, ou o material de papelaria, ou construir um site, ou fazer uma campanha de marketing digital. 

Está entre as menores despesas do empreendedor que começa um negócio.

Como funciona o registro de marca no Brasil?

A Iplatam faz o depósito da marca junto ao INPI. O processo já foi mais longo, porém ainda não é rápido: leva cerca de 30 meses até o deferimento final. Mas desde o primeiro dia a sua empresa já tem a prioridade, a “expectativa de direito”. Quando o INPI finalmente autoriza o registro da marca, é só pagar a taxa e comemorar seu batismo oficial.

O registro de marca é definitivo?

O registro de marca não é definitivo. A cada 10 anos é necessário renovar e prorrogar o registro da marca por mais uma década. Assim, o direito à marca pode ser infinito, desde que o prazo de renovação seja sempre cumprido.

Preciso ter outra preocupação?

Sim, pois, mesmo após o registro da sua marca, podem surgir outras marcas parecidas como a sua, confundir os consumidores e levar vantagem. 

Por isso, realizamos uma consulta de marcas e patentes toda semana no INPI para evitar que essas ações possam prejudicar sua marca e seus clientes.

IPLatam - Marcas

Quer ser dono de uma marca que já está sendo usada?

A IPLatam faz a intermediação da compra e venda de marcas. Aproxima empresas que têm pressa em garantir um nome e não querem esperar a aprovação do INPI, com aquelas que aceitariam se desfazer de sua identidade em troca de uma compensação financeira. Nossos profissionais de branding fazem o processo de valuation para detectar exatamente quanto a marca vale no mercado. Quer comprar ou vender?

– Pesquisa de anterioridade e análise de registrabilidade (Brasil e exterior)
– Depósito e acompanhamento dos processos administrativos no INPI
– Depósito e acompanhamento de processos de registro de marcas internacionais

– Monitoramento e vigilância semanal dos processos de marca (Brasil e exterior)

– Elaboração de peças jurídicas em esfera administrativa, perante o INPI

– Assessoria jurídica de prevenção à concorrência desleal e desvio de clientela

– Elaboração de contratos de licenciamento, termos de cessão, acordos de coexistência e transferência de titularidade

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