Desenho Industrial
O desenho industrial nada mais é do que o design do produto. A aparência dele precisa ser protegida para evitar cópias. É possível requerer junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o registro de um objeto tridimensional, como uma garrafa, ou de um padrão ornamental (bidimensional). A Iplatam providencia o registro do desenho industrial de relógios, talheres, jóias, móveis, embalagens e qualquer outro produto que precise ter sua estética garantida por lei.
desenhos industriais são registrados por ano no Brasil.
Móveis, roupas e calçados estão entre os produtos com mais registros de desenho industrial.
Grendene, Samsung e Duratex estão entre os 20 maiores depositantes de desenhos no INPI
Cores não podem ser protegidas com o registro do desenho industrial
O que você precisa saber
É bem rápido, se comparado ao tempo de espera nos processos de marcas e patentes. O INPI leva menos de 1 ano para conceder o registro do design do produto.
Não. O INPI não aceita desenhos que possam ser ofensivos à honra ou à imagem de pessoas. Ou mesmo desenhos puramente artísticos que não podem ter escala industrial. Também são vetados designs que atentem contra crenças e cultos religiosos.
Por 10 anos, a partir da data do pedido, prorrogáveis por mais três períodos sucessivos de cinco anos. São, portanto, 25 anos de direitos exclusivos sobre o design.
A IPLatam tem mais de 20 anos de experiência neste tema e certamente está pronta para analisar seu projeto e orientar qual a melhor forma para proteger sua criação.
– Pesquisa de anteriores;
– Análise de registrabilidade.
– Elaboração de relatórios técnico-descritivos;
– Depósito e acompanhamento de processos administrativos.
Fale com quem
entende de
propriedade
intelectual!